✐ diferenças entre secundário e universidade.


1. Carga horária
A carga horária é um pouco mais pequena do que no secundário MAS vais reparar que vais ter de estudar muito mais do que no secundário. Há cerca de 2 a 4 horas por cada cadeira, apenas 6 cadeiras. Não parece muito vai acabar por compensar no estudo extra que se tem de fazer.

2. Estudo
Como disse, o estudo é muito mais intenso do que no secundário. Eu notei uma leve diferença entre o secundário e a universidade (a minha escola já era exigente). Eu tenho dificuldades de concentração o que me obriga a ter de estudar sempre mais do que os outros. Por exemplo, o que estudo em 5 horas há quem consiga estudar numa hora. Então, para mim, já é natural ter de estudar. Tenho melhores notas agora porque, também, uma coisa ainda mais especificada de que gosto, o que ajuda bastante para estudar porque não trocaria o curso onde estou por outro. Preparem-se para passar meses sem nada e no final do semestre ter tudo junto.

2. Professores
Na minha opinião, não há muita diferença entre os professores em termos de distanciamento. Já tive uma aula em que eramos 100 e tal alunos e o professor nunca teve uma atitude de se afastar dos alunos para apenas lecionar e não tirar dúvidas. A verdade é que eles estão lá para ensinar as bases e, em casa, os alunos é que têm de aprofundar o estudo para, também, perceber onde tem dúvidas. No entanto eles oferecem sempre disponibilidade e o seu contacto de email, dão horas de atendimento ao aluno, o que é bom para tirar as dúvidas em tudo.

3. Trabalhos
Não basta apenas copiar e colar num powerpoint, cheio de links da wikipedia - a isso chama-se plágio, coisa que os professores estão sempre atentos, acreditem. Os ensaios (essays) têm de ser feitos com estrutura, formais, com o teu próprio ponto de vista, usar referência caso se use citações ou o trabalho de alguém. Tem de ter bibliografia de uma certa maneira, as citações são de uma certa maneira, usar livros invés de páginas da internet (alguns professores até dizem que só aceitam informação de livros). Usar a tua opinião é bastante importante porque é um ensaio sobre um tema em que tens de desintegrar a pesquisa que fizeste.

4. Manuais
Não existe manuais na universidade, apenas fotocópias (no meu caso, pelo menos). Em direito, pelo pouco que sei, necessita-se de comprar livros mas que acabam por ser utilizados pela licenciatura ou mestrado.

5. Intervalo
Não há intervalos. Não existe um toque que te ajuda a identificar quando a aula acaba. São os professores que te dizem quando a aula acaba e, normalmente, dão 10 minutos para sair mais cedo para que possas ir à casa de banho, comer qualquer coisa, mudar de sala. No caso de aulas com mais de duas aulas, como disse no post anterior, há sim um intervalo de 10 a 20 minutos. 

6. Permissões
Igualmente, depende dos professores, mas a maioria deixa o aluno sair da sala para ir à casa de banho sem ter de levantar o dedo no ar. Também podes comer nas aulas ou beber café porque há aulas que começam muito cedo e os professores não se importam. É claro que ir comer frango assado para a aula é um pouco exagerado mas bolachas e coisas simples é permitido.

7. Material Escolar
Eu vou fazer um post sobre o material escolar que eu tenho. Não é preciso muito mas depende de como vocês estudam. Eu sou uma aprendiz visual e usando a escrita/audição. Isso significa que usando cores, efeitos, desenhos, uma letra bonita e repetindo verbalmente o que escrevo me ajuda a aprender melhor. Assim, usar canetas de diferentes cores e post-its é algo necessário para mim. Para outras pessoas basta uma caneta azul, uma preta e uma vermelha. Vai variar bastante de pessoa para pessoa (ainda que ache que não é a mesma despesa que é no secundário ou básico).

8. Amigos
Na minha opinião, acaba-se por conhecer aqueles amigos para a vida porque são ainda mais parecidos com vocês. As mentalidades são mais evoluídas (algumas, vá) e há mais maturidade (alguma, pronto), resultando em menos drama (quem quero eu enganar, continua a haver drama, demasiado para quem já é um jovem adulto). Novamente, não é necessário ir para a praxe para fazerem amigos, tirem essa ideia da cabeça. Podem fazer amigos com pessoas fora da praxe, não há nada de errado nisso.

9. Apontamentos
Os professores fornecem slides e certas informações mas os verdadeiros apontamentos e aquilo que realmente importa é, muitas das vezes, o que eles falam. Há sempre dicas que os professores dão sobre coisas que sai nos testes ou sobre o que é importante. A maior parte das vezes os slides apenas contém pontos da informação importante em que, caso não estejas atento, não vais perceber o contexto dos pontos. O contrário acontecia no secundário em que tudo estava no livro e nos documentos que os professores davam.

10. Faltas
As faltas importam sim. Esqueçam isso de faltar sempre porque quem falta a 2/3 das aulas vai a exame. No entanto, pode-se dar mais faltas do que no secundário e não há necessidade de justificar porque, além de não adiantar de nada, ninguém vos pede justificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta a tua opinião ou algo que gostarias de me dizer!