☀ ESPAÇO DIGITAL, parte dois - o telemóvel + redes sociais.

                 Dando continuação à série que criar sobre como simplificar a tua vida em todos os aspetos, passamos agora à parte digital que envolve telemóvel e redes sociais. Eu falo por mim quando digo que o meu telemóvel só tem tralha dentro. E muita coisa precisa que guardo para não me esquecer. Ora, dessa forma, preciso de o manter sempre organizado, limpo e seguro para que consiga encontrar o que quero, quando quero.

TELEMÓVEL

FOTOGRAFIAS E VÍDEOS:

                 1. Então a primeira coisa é, tal como no computador, ver as fotografias e vídeos que ficam ou que podem ser eliminadas. Tenho um cartão de memória de 16 GB, o que ajuda a tirar fotografias continuamente sem querer saber se tenho espaço ou não. No meu caso, nunca tenho pouca memória porque, além do cartão tenho 64 GB no telemóvel em si, o que é incrível. Apesar disso, decidi que preciso de reduzir imenso o número deste tipo de ficheiros. Tiro cerca de 20 fotografias com o mesmo enquadramento, porquê ter tantas? 
                 2. Após passar as imagens todas para o cartão de memória, para me ajudar na procura de uma fotografia específica, decidi criar álbuns no telemóvel. Ajuda-me a ter uma noção básica também do que quero realmente guardar ou não. Ao contrário do que faço no computador por anos comuns, faço por tema, por exemplo: "Família", "Amigos", "Criar" para fotografias mais artísticas, etc. O que gosto do meu telemóvel é que tem a parte que dá para ver como eu preferir: as imagens/vídeos por data ou por álbuns, dando-me a opção de procura personalizada.

FICHEIROS & BLOCO DE NOTAS:

                  3. A melhor maneira de verificar todos os ficheiros que tens no telemóvel, é indo à pasta "Os Meus Ficheiros". Consegues ver desde transferências a documentos a ficheiros de instalação que possas ter. Novamente, verifica cada pasta que tenhas e apaga as coisas desnecessárias. Podes até apagar as fotografias através desta função, mas prefiro ir diretamente à galeria para visualizar melhor. Vê as Transferências, as Músicas, os Documentos e Ficheiros Instalação que são normalmente para onde vão os programas que fazes download que não são através dela Store do teu dispositivo.
                  4. Se precisas de mater esses ficheiros, cria pastas para os mesmos para melhor organização.
                  5. No Bloco de Notas, vê as notas que ainda precisas de guardar e apaga o resto. No meu caso, uso o Google Keep que me ajuda a ter acesso tanto no telemóvel como no computador, guardando automaticamente qualquer alteração que eu faça.

APLICAÇÕES:

                  6. Podes ver as aplicações através da Store do teu sistema operativo onde consegues ver as aplicações que já vinham com o telemóvel e que não aparecem na página principal. Podes usar também ir só à página principal para ver as aplicações que já vinham com o telemóvel, mas que dão para ver lá, ou ver as que tu instalaste. Novamente: apaga as que não usas há imenso tempo ou as apps que têm funções similares a outras
                  7. O meu tipo de organização é colocar as aplicações com funções similares na mesma pasta. Gosto de ter tudo na mesma página, invés de ter sempre de passar de um lado para outro para encontrar a aplicação que quero. No entanto, o meu telemóvel antigo não dava para fazer pastas e tinha de, realmente, se quisesse uma organização melhor, meter as apps em cada página. Só tens de encontrar o teu sistema de organização e ver como funciona contigo e podes sempre alterar com o tempo e criar um novo.  

 CONTACTOS:

                   8. Quem é que manteve contactos gravados só porque um dia podia precisas de ligar à prima do tia da tua amiga? É só desnecessário e ocupa espaço no telemóvel, no cartão SIM ou nos dois, dependendo de como tens programado. Apaga os contactos das pessoas com quem não falas há imenso tempo ou já nem sequer te lembras quem são porque só meteste o primeiro nome ou quem não gostas mais.

MENSAGENS:

                  9. Apaga as mensagens descontinuadas. Eu acabo por apagar todas porque raramente uso mensagens e não costuma ter nada de importante nelas. Caso tenhas uma conversação em continuação, mantém para não te esqueceres do que estavas a falar ou se tiver alguma coisa de importante nas mesmas. 

TELA INICIAL:

                 10. Mantém o mais simples possível. Só tenho as 5 aplicações que mais uso: telemóvel, mensagens, google chrome, google apps e câmara. Isto porque todas as outras encontro no menu principal então porquê colocar na tela inicial?

ANTI-VIRUS & CLEANER:

                  11. Para manter o meu telemóvel ainda mais limpo e rápido eu uso um anti-virus e um cleaner. Gosto do AVAST, que é o mesmo que uso no computador. Ele tem opções de limpeza rápida, tem dicas, consegues ver em que aplicações gastas o teu tempo diariamente, dá para ver quais são as apps mais usadas, menos usadas e as que não utilizas de todo, entre muitas outras funções incríveis! Para o efeito que quero é bem fácil de usar e rápido. 

REDES SOCIAIS

                  12. Isto é uma parte que só comecei a fazer há pouco tempo. Decidi deixar de seguir todas as pessoas/contas que me traziam negatividade no Instagram, Twitter e YouTube. Todas as pessoas que não me acrescentavam absolutamente nada: adeus. De que é que me adianta estar a seguí-las se só me fazia sentir pior? Para que é que quero estar a ver vídeos nas minhas subscrições de pessoas que já não me inspiravam como antes?
                  13. No Pinterest, por exemplo, organizar melhor os álbuns criados e retirar as imagens que já não me acrescentam. Isto é mais uma escolha pessoal porque tenho vários álbuns criados que já acabei por misturar demasiado os pins, não conseguindo encontrar o que queria. 
                  14. No Facebook, toda gente que conheço de vista ou é primo da minha prima e eu não falo: adeus. Esta rede social é aquela que mais expõe a tua vida e serve exatamente para isso, e não quero estar a fazê-lo para pessoas que não conheço. 

                  Certamente as dicas que eu dou não são as mais revolucionárias do mundo, mas acho que ajudam mesmo a simplificar um pouco a vida. Há coisas que até podem parecer básicas, mas acabam por esquecer.

                  Caso tenhas dicas extras, podes partilhar nos comentários abaixo! Se gostaste do artigo, partilhas nas redes sociais e identifica-me. Espero que tenham gostado!

Até já, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta a tua opinião ou algo que gostarias de me dizer!