☂ vou participar no nanowrimo - eis o que vou fazer.

                   Desde de que comecei a escrever no wattpad que falavam de uma competição de escrita, o Nanowrimo. Eu nunca me interessei muito por isso porque a) competições deixam-me ansiosa e b) não gosto de competir. Até que acabei Evanescente, e passei imenso tempo sem escrever e, apesar de ter começado a sequela - Adjacente - a minha escrita continuava muito espaçada e parecia soar tudo errado, mesmo com feedback positivo. Escrever tornou-se uma sensação estranha e algo que parecia não ser mais meu. Era como se fosse a tentar desenhar uma pessoa e só sei fazer dois tracinhos para os pés, outros dois para as mãos, uma roda para a cabeça e estava feito. Nada parecia completo e não me sentia totalmente satisfeita com o conteúdo que eu tentava produzir.
                 Um dia, na brincadeira, uma amiga minha disse-me para participar no projeto e neguei logo. Nem sequer pensei nisso porque, bem, competições... Até que passou-se algo e decidi dar uma segunda oportunidade a novos desafios. Estava (e ainda estou) a precisar de me desafiar e encontrar novas maneiras de sair da minha zona de conforto. Tenho tanto medo de não ter as coisas preparadas e de não poder controlar o incontrolável que consegue apoderar-se da minha sanidade e acho que isto foi uma boa maneira de simplesmente dizer sim ao incerto.
                   Então, aqui estou eu, a preparar-me (mentalmente) para participar num desafio de escrita quando não tenho a fama de escrever rápido. Quero dizer, eu escrevo rápido no computador, em termos técnicos, consigo ser rápida a carregar nas letras e quase sem erros; no entanto, realmente escrever algo coerente e rápido - ah, não dá. Vai ser um desafio e tanto, para ser sincera, e se chegar a metade dele e ainda estar viva, vai ser um milagre.

------ O que é o Nanowrimo? ------

É um projeto em que escritores têm de escrever 50.000 palavras durante o mês todo de Novembro. Eles tomam um livro com esse valor, mas pode ter mais do que esse número. A ideia é conseguires escrever e avançar um pouco mais rápido do que normalmente farias numa obra tua. Podem adicionar pessoas como amigos e podem entrar em comunidades locais para falar com gente do mesmo país e para obter inspiração e motivação. Se me quiserem adicionar, o meu link é este. Para participar no evento têm de criar já o projeto para o livro. 

------ O que é que tenho feito ou irei fazer? ------

                   A minha pouquíssima experiência neste projeto fez-me pesquisar sobre ele. Procurei se havia dicas para conseguir ganhar a competição e a única que retirei dos poucos vídeos que vi - porque sou preguiçosa e não pesquisei mais - foi CONSISTÊNCIA. Ter um horário bloqueado no teu dia para escrever um pouco todos os dias permite-te ter um tempo para escreveres e saberes que ali não podes fazer mais nada além disso.
                   Outra coisa que é fundamental é ESCREVER. Isto é um bocado óbvio mas não nesse sentido - simplesmente escrever, mesmo com erros e sem coerência. As edições devem ser deixadas para depois porque, se forem como eu, perde-se imenso tempo a editar pois faço-o umas três vezes no mínimo. 
                    Ainda outra noção que tive foi: PLANEAR. Não é preciso planear tudo ao mais ínfimo pormenor porque depois as coisas acabam por fluir naturalmente, mas talvez planear o que acontece em cada capítulo ou anotar aquilo que é preciso acontecer na história em geral. 
                  Escrever, para mim, tem de ter sempre MÚSICA que me faça sentir. Eu tenho uma playlist dedicada à série Evanescente que me dá sempre um sentimento de saudade, de nostalgia, de uma leve confiança, tudo coisas que definem a série. Tanto a melodia como a letra inspira-me para escrever. 

Pensei em fazer blog posts diários para apresentar a evolução que terei (espero) ou então vídeos? Digam-me nos comentários aquilo que acham melhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta a tua opinião ou algo que gostarias de me dizer!