✿ o meu bullet journal.

Primeiro de tudo, o melhor é mesmo explicar o que é um bullet journal: é uma agenda personalizada por ti. És tu quem cria tudo, literalmente. 
Foi um conceito que já comecei há um ano e, admito, ao início era um pouco esgotante estar sempre a fazer a mesma coisa para me organizar. No entanto, tornou-se bastante relaxante e motivador porque percebi que não tinha de usar apenas como agenda, podia escrever e usá-lo como eu quisesse. 

Eu tinha visto muitos antes de começar, para ter uma ideia do que queria fazer. Há imensos journals muito bonitos e elaborados, e eu sendo prática não me imaginava a fazer nenhum deles. Comecei a procurar os layouts minimalistas e simples, fáceis de reproduzir sem ser preciso canetas especiais ou algo de extravagante. No início usava só um caderno quadriculado da marca Staples e as suas canetas de gel. Usava uma ou outra caneta de cor, mas não estava a ser o suficiente para mim. Então, no início deste ano, decidi tentar algo melhor.

Ao longo do tempo fui comprando washi tapes ou oferecendo-me. A minha coleção é relativamente pequena: tenho 10 apenas, o suficiente para ser sincera. As canetas de gel da Staples são fantásticas - as primeiras que me conquistaram visto que sempre me faziam impressão pois borratavam tudo. E tenho o set de 30 canetas coloridas da Staedtler. Ainda assim, agora prefiro usar lápis de cor (sim, porque redescobri que tenho imensos e gosto mais do efeito que faz no papel).

O meu novo journal é um sketch book da marca CANSON. Andei um ano à procura de um bom caderno visto que queria as folhas espessas e a capa dura. Demorei um tempo habituar-me ao facto de não ter quaisquer linhas de indicação, visto que é branco. Ainda assim, valeu a pena. O caderno custa por volta de 5€, uns cêntimos a menos, e comprei numa loja em Braga chamada GANDIAS. Eles vendem muito tipo de material escolar e coisas para desenhos, TUDO. FALEI com a loja e eles informara-me que têm 3 lojas em Braga e, ainda, vendem pela página do facebook para outros cantos do país!
Esta é a minha "capa". Não, não sei desenhar, apenas desenhei enquanto via um tutorial de como o fazer. A mão está a tapar informação importante, caso eu perca o caderno, para poderem devolver-mo. 
Coloquei apenas um calendário logo a seguir para poder sinalizar as férias, feriados e o fim e início do semestre, de forma a orientar-me caso seja necessário.
Logo a seguir coloquei uma quote que já tinha no journal antigo, "Aim for greatness", isso é, "Aponta para a grandiosidade." e coloquei tudo o que pretendo fazer, todos os meus objetivos a longo, médio e curto prazo. 
Na página ao lado escrevi tudo o que já tinha conquistado e feito para me lembrar que se fiz X, também consigo fazer Y. Apenas tenho de me lembrar de quem sou e lutar para ser quem quero ser.

Estas duas páginas servem apenas para me pôr a par do que já li e vi, aquilo que quero ler e ver. Há quem faça estas "listas" sobre várias coisas: amostras de maquilhagem, de vernizes, tipos de caneta, cores de canetas, tudo.
Esta páginas é bastante colorida e uma das minhas favoritas. Aliás, todas elas são as minhas favoritas. A primeira, como o título diz, é um mood tracker, ou seja, uma forma de registrar o meu estado emocional durante o ano inteiro. A segundo é a página dos dinheiros, onde registo quanto ando a poupar e aquilo que quero comprar.
Esta eu espero MESMO ser capaz de a preencher tudinha! Imprimi dois mapas - mapa da Europa e o mapa de Portugal - pois gostava imenso de explorar o meu continente e o meu país. Como podem ver, ainda só fui a dois sítios de ambos os mapas.
Este é um cantinho especial para mim, é o que o meu lugarzinho de ideias aqui para o blog. Há muitas coisinhas que estou a tentar trazer para aqui e tentar melhorar, prometo! E caso tenham ideias para blog posts, não se esqueçam de me dizer!
Uma coisa boa é que podes usar qualquer coisa para apagar os erros que fazes no bullet: por exemplo, eu fiz asneira na segunda página, então, usei washi tape e papel de embrulho para tapar e fazer algo mais bonitinho.
Nestas páginas pedi a dois amigos meus que fizessem algo que os fizesse lembrar de mim e saiu isto. Tenho amigos talentosos, eu bem sei. Na verdade, uma delas tem um instagram recente que irá dedicar aos seus desenhos e a algo mais, se tudo correr bem! Podem visitar o cantinho dela aqui, em breve terá obras dela. O desenho da esquerda e mais podem encontrar aqui.
Brinquei imenso com o layout mensal, para tentar perceber o melhor para mim. Usei isto para implementar os dias da semana em alemão - a língua que quero aprender. É uma forma útil de relembrar a língua e de a usar. Na segunda imagem, novamente, fiz asneira ao fazer os quadrados. Assim, desenhei folhas para disfarçar o erro. Decidi, também, fazer os quadrados mais pequenos e separados entre as folhas, já que não dava jeito nenhum escrever nos quadrados das quintas-feiras.
Ao fim do layout mental, coloquei um novo tracker para coisas mais pequenas e um lembrete do que devia fazer naquele mês. A página seguinte é uma que me dá imenso jeito visto que, apesar de estar na universidade, as faltam continuam a contar para algumas disciplinas. Às vezes dá aquela vontadinha de ficar em casa, ou quando se está doente, e assim consigo manter-me a par de quantas faltas dei e quantas ainda tenho para dar.
Experimentei, também,com o layout semanal. A primeira semana sobrou-me um espacinho, o mesmo que decidi preencher com um post it para anotar os trabalho de casa que os professores marcavam. Continuei a fazer isso porque, realmente, dá imenso jeito ter algo à parte para saber tudo o que tenho de fazer para a próxima aula/semana.
Usei, novamente, o papel de embrulho (comprado na Tiger) para corrigir um erro que fiz com os números. No entanto, gostei tanto do efeito que coloquei nas semanas seguintes.
Em Março fiz tudo bastante simples, não estava com cabeça para extras. Coloquei apenas uma quote que diz, traduzido: É apenas um mau dia, não uma má vida.
 Este pedacinho fi-lo ontem, para ser sincera. E simplesmente adorei. A primeira parte tem o que preciso de fazer este mês e pensei em focar-me em apenas 4 pequenos hábitos invés de ter tanta coisa para me lembrar durante o mês todo. Acho que assim será melhor para, também, me manter a par. Coloquei uma secção para os posts que irei publicar. O exercício físico é uma coisinha nova que estou a tentar pois vi este plano num site e decidi tentar fazê-lo.
A página seguinte é dedicada aos meus essays (trabalhos). Vai servir para escrever informações como o tema, nr. de páginas, data de entrega, planear o essay, livros que possa encontrar, tudo. Como só tenho 3 trabalhos este semestre, só fiz 3 separações.
E este foi o layout que decidi experimentar este mês. É mais compacto e fácil de fazer, ocupando apenas uma página para cada semana. Novamente, aquele pedacinho de papel para mostrar os números e o post it para os trabalhos de casa.

Podem, ainda, ver um vídeo que fiz para mostrar melhor o bullet journal. Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta a tua opinião ou algo que gostarias de me dizer!